Na noite desta quarta-feira (08), aconteceu no Uchoa Clube uma palestra com o Neurologista Dr. Eduardo Silva para tratar do “Envelhecimento Cerebral Saudável”.
A palestra promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Uchoa recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Uchoa, por se tratar de um assunto de extrema importante para a população.
Várias estatísticas foram divulgadas referentes ao aumento da doença de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória.
Ao menos 1,76 milhão de brasileiros com mais de 60 anos vivem com alguma forma de demência, um conjunto de enfermidades sem cura que, por mecanismos diferentes, causam a perda progressiva das células cerebrais e levam à incapacitação e à morte. A maior parte dessas pessoas, uma fração ainda não bem conhecida que, segundo especialistas, pode superar 70% do total nem sequer tem diagnóstico, o que as impede de receber tratamento adequado para ajudar a controlar as alterações de memória, raciocínio, humor e comportamento que surgem com a progressão da doença.
De acordo com o Dr. Eduardo, os fatores para o envelhecimento do cérebro é o stress, alimentação e a má qualidade do sono. “O sono é o maior nutriente de banquete da vida” destacou o Neurocirurgião.
Como medida efetiva para combater o envelhecimento do cérebro o Neurocirurgião esclareceu que é necessário melhorar a qualidade do sono, fazer atividade física regular, controlar o stress e ter uma alimentação saudável com a diminuição da quantidade de carboidratos e açúcar “Temos que parar de desembrulhar os alimentos e descascar mais para uma nutrição saudável”.
Outro ponto abordado foi o contato excessivo com o celular, segundo o Dr. Eduardo, o contato transmite radiações eletromagnéticas, o risco é maior principalmente ao ser tratar de crianças até os 10 anos, período em que a calota craneana é menor. “As crianças recebem uma maior entrada de radiações eletromagnéticas no cérebro”.